NJ WOMAN

UFPR realiza segunda edição do curso de Formação Política para Mulheres, gratuito e aberto a comunidade!

​No dia 07 de março de 2018, o Grupo dará início ao II segundo Curso. Agora, com a incorporação de novos conteúdos e oficinas, a ideia é fazer com que as alunas se sintam preparadas para participar da esfera política, como candidatas, dirigentes partidárias e como cidadãs ativas.

Em 2017, após dois anos de estudos, o grupo de pesquisa Política Por.De.Para, Mulheres, vinculado à Universidade Federal do Paraná e a Universidade Estadual do Rio de Janeiro, ofereceu o I Curso de Iniciação à Formação Política para Mulheres, com 60 horas de conteúdo de Direito Constitucional, Direito Eleitoral, Direito Administrativo, Direito Parlamentar e Políticas Públicas. Trata-se do primeiro curso apartidário no Brasil nesse formato.

No dia 07 de março de 2018, o Grupo dará início ao II Curso de Iniciação à Formação Política para Mulheres. Agora, com a incorporação de novos conteúdos e oficinas, a ideia é fazer com que as alunas se sintam preparadas para participar da esfera política, como candidatas, dirigentes partidárias e como cidadãs ativas.

Foram quase 400 pré-inscrições recebidas para esse primeiro curso. Deste número, foi necessário realizar uma seleção de 80 alunas, as quais farão ao longo o Curso que é composto por módulos e oficinas. As aulas dos módulos serão abertas ao público feminino. Elas terão lugar na sala 200, às quartas, às 19:00h no prédio histórico da Universidade Federal do Paraná, na praça Santos Andrade.

Já a palestra inaugural do Curso ocorrerá no dia 7 de março, no Salão Nobre da Universidade Federal do Paraná, na Praça Santos Andrade. As palestrantes serão a professora Eneida Desiree Salgado, coordenadora-geral do grupo; Margarete Coelho, vice-governadora do Piauí; Luciana Panke, professora do Departamento de Comunicação e da Pós-Graduação em Comunicação da UFPR e atual Superintendente de Comunicação Social da UFPR e Marilena Winter, Secretária-Geral da OAB-PR.

O evento contará com apresentação da Roda de Samba Maria Navalha e terá exposição de arte feminista da Caroline Lemes. Além disso, será o lançamento do livro resultado o I Encontro de Política para Mulheres e do Instituto Política para.por.de.para Mulheres.

Todos esses Projetos resultaram na criação de um Instituto, Instituto Política por.de.para Mulheres. Oriundo de um Projeto acadêmico iniciado pela Professora Eneida Desiree Salgado junto à Universidade Federal do Paraná e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o grupo se expandiu. Agora o Grupo é uma associação, sendo as Diretoras Ana Viana, Leticia Kreuz, Barbara Mendonça, Tailaine Costa e Renata Caleffi.

O link da nossa página:

https://www.facebook.com/politicamulheres/

O link do evento no facebook é esse:

https://www.facebook.com/events/183226792278782/

E a página da inscrição está aqui:

https://docs.google.com/forms/d/1jmAUjzht_sBzsBjYAHdQv0cprhEtIE86abBb42kd2kA/viewform?edit_requested=true

Ana Cristina Viana

Coordenadora Acadêmica do Curso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s